sábado, 21 de agosto de 2010

A novas tecnologias são estratégias

por Ronaldo Lima Lindote

Claro que nada substitui o conhecimento e o desempenho singular do professor. Em todas as épocas sempre houve quem não entendesse o novo, ou ficou assustado ou simplesmente não o quis... As resistências existem, mas diante da torrente de um mundo totalmente tecnologicamente globalizado, o educador e/ou a escola que não se adequar a esses novos tempos ficará inexoravelmente obsoleto.
A sala de aula não é mais a mesma. O aluno também mudou. A escola e o professor não podem negligenciar às contribuições da técnica, pois o mundo já está assim... (interdisciplinarizado). A escola não deve ficar à reboque do progresso tecnológico, muito pelo contrário, o ideal é que ela estivesse na vanguarda, como promotora de novas metodologias de abordagens em nome do bom entendimento do conteúdo veiculado na sala de aula.
As professoras Maria Bianconcini e Maria Brisola Prado trazem importante contribuição para a concepção de currículo escolar quando defendem a integração das novas tecnologias como elemento colaborativo e integrativo ao processo ensino-aprendizagem.

O uso das novas tecnologias, pelos seus já conhecidos recursos de designe, cor, imagem, som e a apropriação de habilidades técnicas que propiciam ao educando, dinâmica, versatilidade, agilidade e maior prazer nas descobertas dos novos conhecimentos, além de constituir um direito para a formação de sua cidadania.
Fontes:

Guia do cursista. Tecnologia na educação: ensinando e aprendendo com as TIC. Brasília: MEC, 2008. Disponível em: . Acesso em: 21.08.2010.

Guia do Cursista. Tecnologia na educação: ensinando e aprendendo com as TIC. Bento Duarte da Silva. (Universidade do Minho, Portugal). A tecnologia é uma estratégia. Brasília: MEC, 2008. Disponível em: disponível no Guia do Cursista - páginas 193 a 208.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Violência na Escola - "Bullying"

Tarefa realizada no CEEP-Centro Estadual de Educação Profissional, turma 2º Ano D, noturno, em 05.08.2010

1º) Momento:
Perguntar aos alunos como vocês analisam a violência na escola?
Você pode identificar alguma situação de violência nesta escola? Cite exemplos.

2º) Momento
Ver o vídeo http://www.youtube.com/watch?v=sjCUd6QK6tM

3º) Momento
Reflexão: Falar o que viram e o que sentiram.

4º) Momento
Texto: Leitura do trecho do texto Violência na Escola http://www.slideshare.net/annokax/violncia-escolar-297305
Pesquisas realizadas por Margarida Matos e Susana Carvalhosa, e adaptado por Ronaldo Lindote.

5º) Momento
Reflexão: Trazer para a realidade – contextualização – fazer um paralelo do lido no texto com o cotidiano na escola.

6º) Momento
Música: Ouvir música do Paralamas do Sucesso: “O beco”. Álbum: Other
Pode ser baixada pelo site: www.krafta.info/search/paralamas-do...o-beco/1/mp3

7º) Momento
Reflexão: O que é a violência? E que ações podem ser empreendias para evitá-las. Elaborando um grande painel com frases feitas pelos alunos sobre o tema discutido.

Após terem visto o vídeoclip e acompanhado a letra da música com as cópias em mãos, e também terem ouvido do professor um resumo do problema da violência na escola no Brasil, cada um se manifestou apresentando a sua fala seja em opinião ou em depoimento, tais como:
http://www.slideshare.net/annokax/violncia-escolar-297305
As Pesquisas realizadas por Margarida Matos e Susana Carvalhosa em Portugal, constataram que 25% dos jovens num universo pesquisado de 6.903 alunos, afirmaram já terem estado envolvidos com algum tipo de violência escolar; e que as vítimas na sua maioria eram masculinas; e que geralmente os agressores estavam envolvidos com algum tipo de droga; e que os vitimados andavam com algum tipo de arma com o intuito de se defenderem; e que os adolescentes que passam a maior parte do dia vendo TV são os que mais se envolvem nas confusões; e que 16%v dos envolvidos vivem em família monoparentais. E esta é uma situação bastante semelhante ao Brasil

Resumo e análise


Perguntado se já ouviram falar em Bullying e o que seria isso, a aluna - Alynne - respondeu: agressão física ou psicológica, com o objetivo de intimidar, humilhar, diminuir e sacanear o colega.


Perguntado se alguém do grupo já foi vítima desse tipo de violência a aluna - Yasmin - responde que sim, e várias vezes, ser chamada de "loura burra", ou ser discriminada por conseguir as melhores notas da sala.

Perguntado se alguém ali já teria estudado em colégio particular, e se onde se verifica maior índice desse tipo de violência a aluna - Randara - oriunda de escola particular, respondeu que a intensidade é a mesma tanto no colégio público quanto no particular.

Perguntado o que se poderia fazer minimizar esse problema, a resposta foi geral: "punição rigorosa por parte da direção da escola, pois impunidade incentiva a violência".

Perguntado qual a relação da música com o tema proposto, foi respondido que a música "O Beco" dos Paralamas do Sucesso chama a atenção para não nos acostumarmos com esse tipo de situação. "É preciso maior indignação e protesto, pois a escola deve ser o lugar onde se possa estudar e aprender em paz".